sexta-feira, 20 de abril de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Doação de Ar Condicionado
A ONG Soluções Urbanas recebeu no final do ano passado a doação de 02 condicionadores de ar do arquiteto Alexandre Pinheiro. Em virtude da necessidade do uso em nosso Centro Comunitário ser de apenas 01 (um) aparelho, repassamos (também como doação) um dos aparelhos para os nossos parceiros do posto Médico de Família (Prefeitura de Niterói), pois a sala do preventivo está com um aparelho quebrado e sem previsão de reparos.
Aproveitamos a ocasião para agradecer ao doador Alexandre Pinheiro a sua colaboração.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Telhas TetraPak para o Projeto Arquiteto de Família
Mais uma conquista da equipe Soluções Urbanas, Comunidade Vital Brazil e o meio ambiente: Recebemos da empresa Tetra Pak, que atua de acordo com a PNRS*, 200 telhas feitas de embalagens recicladas. Estas telhas estarão disponíveis para compra na Feira de Trocas Solidárias do próximo dia 14/04 no Morro Vital Brazil, ao preço de TR$ 5,00. Posteriormente, os arquitetos do Projeto Arquiteto de Família acompanharão as obras destes telhados.
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Convite - 7ª Edição da Feira de Trocas Solidárias
Como chegar
Ponto de encontro:
Sábado, em frente ao Instituto Vital Brasil,
Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil.
Horário: 8hs
Saída para o Centro Comunitário: 8h30ms
Imagens da 7ª Edição da Feira de Trocas
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Patologias - Mapa de Riscos
O Mapa de Riscos é um instrumento que busca desenvolver a percepção dos moradores sobre as manifestações patológicas da construção, situações de riscos à saúde e segurança pessoal, e sobre a qualidade do ambiente interno das unidades habitacionais.
É desenvolvido a partir da interação entre os moradores e técnicos, que percorrem a moradia identificando cada situação, e utilizando-se de símbolos em forma de adesivos que são colados na planta do imóvel, localizam e classificam o problema identificado.
Cada símbolo desenhado no adesivo possui também, além da representação dos riscos, ou dos processos patológicos, ou das características do imóvel que possam prejudicar a qualidade do ambiente, uma cor que varia entre o vermelho, laranja e amarelo, permitindo que o morador possa avaliar se a situação é muito grave (vermelho), mediana, ou pouco grave (amarelo).
Mapa de Risco - Pesquisa Fiocruz-Soluções Urbanas-IVB |
Projeto Arquiteto de Família
O objetivo do Projeto Arquiteto de Família é promover a melhoria das condições de habitabilidade, através da elaboração de propostas de transformação do espaço da moradia construído informalmente, à partir de uma transformação da própria concepção de qualidade do espaço habitado.
É a partir da aplicação de uma conjunto de estratégias de promoção de melhoria das condições de habitabilidade que atingimos as metas estabelecidas.
As estratégias consistem em ações de mobilização da comunidade, capacitação, qualificação profissional e orientação para a autoconstrução, construção coletiva de planos e projetos de transformação do ambiente e finalmente de identificação das formas de concretização das transformações idealizadas e enfrentamento dos problemas identificados.
A proposta tem como estratégia de Mobilização e Organização Comunitária o envolvimento dos moradores em torno de um ou mais projetos de interesse comum, como fórum para debate de conceitos e ideias e troca de experiências.
As ações previstas seguem os seguintes princípios:
- A eliminação de riscos, quanto à vulnerabilidade a desastres ambientais e quanto às condições de habitabilidade do imóvel por riscos à saúde e à segurança pessoal.
- A valorização do conhecimento local, o que torna imprescindível a mobilização dos moradores e o incentivo à participação comunitária e o Intercâmbio de experiências com os construtores locais, como forma de apropriação de soluções construtivas pelos moradores e da preservação de identidade cultural.
- A redução do impacto ambiental, a partir da redução do consumo dos recursos naturais; do desperdício nas obras e pela adoção de materiais, tecnologias e processos sustentáveis.
- A viabilização das reformas das casas, através do planejamento em etapas independentes, com definição de prioridade e soluções de baixo custo e simples execução.
- A promoção do bem-estar, em soluções que promovam o conforto ambiental, adequadas às necessidades individuais de espaço, proporcionando elevar a auto-estima da família.
Assinar:
Postagens (Atom)