quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Soluções Urbanas organiza a 2ª edição da Feira de Trocas Solidárias

No próximo sábado, dia 01 de outubro, das 9hs às 12hs , acontece na futura sede do Centro Comunitário e Cultural Vital Brazil, a 2ª edição da Feira de Trocas Solidárias.

Feira de Trocas


Como chegar


Veja no mapa como chegar.
PARTICIPE!!!

Bazar de quadros das doações da Leroy Merlin é revertido em sacos de cimento para a 2ª edição da Feira de Trocas Solidárias

Por Itamar Barbosa
“Bazar de Quadros” realizado nesta segunda-feira, 26/09, no Instituto Vital Brazil foi um sucesso!

O destino inicial dos quadros doados pela Leroy Merlin, seria para  exposição e troca na 2ª edição da Feira de Trocas Solidárias, no próximo sábado, dia 01 outubro.

Todas as mais de 50 peças vendidas, arrecadou quantia suficiente para comprar materiais agregados na reforma das casas. No mesmo dia, a Equipe da Soluções Urbanas se dirigiu à loja da Leroy Merlin de Niterói e converteu parte do valor em 10 sacos de cimento de 50kg, que serão inclusos na 2ª edição da Feira de Trocas Solidárias.


“A decoração da casa é de extrema importância, mas nesta etapa do projeto, o saco de cimento será de mais utilidade na reforma das casas”, concluiu a equipe.  

Equipe Soluções Urbanas visita Silva Jardim e conhece a estrutura do Banco Comunitário

Por Itamar Barbosa
Prestes a completar 01 ano de vida, a Moeda Social Capivari continua conquistando novos adeptos na cidade de Silva Jardim, na baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro.


Em visita ao 1º Banco Comunitário do Estado, a equipe da Soluções Urbanas, Aline Rocha, Itamar Barbosa e Johnny Rocha foram recebidos pela equipe da prefeitura de Silva Jardim.



Fabiano Moreira, Designer do Banco Comunitário e da Moeda Social Capivari, Vera Brito, Secretária de Turismo, Antonio Henrique, Subsecretário de Turismo  e Tatiana da Costa, funcionária do banco comunitário mostraram os benefícios do Capivari na economia local, no objetivo de promover a economia solidária, valorizar o comércio local e ajudar o pequeno empreendedor com o microcrédito.




Fabiano Moreira, Itamar Barbosa, Aline Rocha, Johnny Rocha, Tatiana da Costa e Antonio Henrique, no Banco Comunitário Capivari, em Silva Jardim.

Clipping - 1ª Feira de Trocas Solidárias

Antes da feira...

Depois da feira...

Feira de Trocas Solidárias - 03 de setembro de 2011

A Feira de Trocas Solidárias, realizada em parcerias com a Leroy Merlin de Niterói, Instituto Vital Brazil, ONG Soluções e Urbanas e Recicoleta, foi um sucesso!

A foto abaixo mostra a equipe satisfeita, com a sensação de dever cumprido. 

Agradecemos a presença e ao apoio essencial de Antônio Werneck, por acreditar na ideia e apostar no projeto; a Maurício Kiffer, que foi o elo de ligação com a empresa Leroy Merlin de Niterói; à Equipe e Colaboradores do Arquiteto de Família, que se uniram e abraçaram a proposta da feira; a representante da Leroy Merlin de Niterói, Mônica, que registrou a alegria das famílias ao trocar as embalagens, receber os trocados e levar os produtos e o foco principal da feira, as próprias famílias, que acreditaram e sonharam conosco na realização
deste evento.



Até a próxima pessoal.

Convite

Convidamos aos amigos e colaboradores à participarem da 1ª Feira de Trocas Solidárias, no dia 03 de setembro de 2011, das 9hs ao 12hs, no futuro Centro Comunitário e Cultural Vital Brazil. 

Contamos com sua presença!

Veja no mapa como chegar ao local:


Soluções Urbanas organiza sua 1ª Feira de Trocas Solidárias no Morro do Vital Brazil

Por Aline Rocha/Itamar Barbosa
O que você faz com as embalagens de "longa vida" usadas?

Agora as famílias que receberam Assistência Técnica do Projeto Arquiteto de Família, podem trocar as embalagens "longa vida" (tetra pak) por produtos para sua casa, na 1ª Feira de Trocas Solidárias, que se realizará no dia 03 de setembro de 2011, das 9:00 ao 12:00 , na sede do Futuro Centro Comunitário e Cultural Vital Brazil. 

Desta forma, contribuem com o MEIO AMBIENTE e com o ORÇAMENTO de sua família
Através de uma parceria firmada entre a ONG Soluções Urbanas, o Instituto Vital Brazil, a loja Leroy Merlin de Niterói e a empresa Recicoleta, tornou-se possível a estruturação da 1ª FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS, no Morro do Vital Brazil. 

O principal objetivo é permitir que as famílias atendidas pelo Projeto Arquiteto de Família tenham acesso a mercadorias sem uso de dinheiro, ao mesmo tempo em que se promove a educação ambiental.

Quais as mercadorias existentes na FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS?

Leroy Merlin de Niterói disponibiliza na feira diversos itens de sua "ponta de estoque", entre estes: tintas, pisos, torneiras, cimento, prateleiras, luminárias, escadas e caixas organizadoras. 

Recicoleta disponibiliza telhas ecológicas, feitas à partir da reciclagem das embalagens.

Através da Feira será possível:
  • Estimular as famílias a executarem os projetos elaborados pelos Arquitetos de Família;
  • Promover o desenvolvimento local sustentável baseado na melhoria da qualidade da moradia somada à preservação do meio ambiente;
  • Reduzir a emissão de resíduos pelas empresas colaboradoras.
Como funciona a Feira?

Os interessados devem trocar as embalagens usadas (lavadas) por uma Moeda Social, chamada de TROCADO VITAL* (TR$), em um posto de trocas, que se chama ECOBANCO (no mesmo local da feira). 


       *Trocado Vital - Arte: Itamar Barbosa 

Será obedecida a seguinte regra:

04 embalagens de 01 LITRO = 01 TROCADO VITAL
Todas as mercadorias terão seus valores taxados em TR$ (Trocado Vital).

Importante: Embalagens menores, com as de 200ml, deverão ser somadas até que equivalham ao total de 1.000ml (01 LITRO).

Quem quiser participar do evento na comunidade como voluntário ou com contribuição de embalagens de "longa vida", entrem em contado através dos e-mail's:

moedasocial1@gmail.com 
solucoesurbanasrj@gmail.com

FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS - OUTRA ECONOMIA É POSSÍVEL.


Soluções Urbanas assina convênio com Atlanta-Rio Foundation

A Soluções Urbanas assinou um acordo de cooperação técnica com a Atlanta Rio Sister cities Foundation para desenvolvimento de projetos e troca de experiências. Uma das idéias é a participação de técnicos da SU em feiras e eventos na Geórgia, organizados pela associação de Construtores Hispanicos. Em 2009 a Soluções foi, por indicação da ARSCF premiada nos EUA.

SU elabora plano de metas para 2009-2011

A qualidade de vida nas cidades é resultado de políticas públicas e do planejamento em diferentes níveis e da capacidade de gestão do poder municipal, que são decisivos na forma como a sociedade ocupa ou se apropria dos espaços. Mas não são menos determinantes na formação de territórios, domínios e nas relações sociais que se estabelecem nos espaços públicos e privados, a expressão dos próprios valores dessa sociedade.
A Soluções Urbanas prega a mobilização de pessoas e instituições em fóruns de discussão democrática no planejamento e na gestão urbana. Acreditamos na construção coletiva do espaço como meio de reflexão, experimentação e absorção de conceitos capazes de promover transformação social e na identificação e definição de ações que, articuladas em redes de conhecimentos, de competências e de responsabilidades, garantam sustentabilidade.
As propostas de melhoria da qualidade dos espaços urbanos devem partir de ações integradas sobre os locais identificados como espaços públicos e privados, visando contemplar as diversas áreas setoriais e alcançar o maior entendimento possível do fenômeno social. A partir de uma visão sistêmica, as questões devem ser equacionadas de maneira global, de modo a subsidiar a produção de soluções que apresentem respostas a problemas de ordem funcional, ambiental, perceptiva, social, entre outras, simultaneamente.
O plano de metas da SU para o período 2009/10 está em construção e será divulgado em julho. No momento estamos trabalhando nos municípios do Rio, Teresópolis e Niterói.