A qualidade de vida nas cidades é resultado de políticas públicas e do planejamento em diferentes níveis e da capacidade de gestão do poder municipal, que são decisivos na forma como a sociedade ocupa ou se apropria dos espaços. Mas não são menos determinantes na formação de territórios, domínios e nas relações sociais que se estabelecem nos espaços públicos e privados, a expressão dos próprios valores dessa sociedade.
A Soluções Urbanas prega a mobilização de pessoas e instituições em fóruns de discussão democrática no planejamento e na gestão urbana. Acreditamos na construção coletiva do espaço como meio de reflexão, experimentação e absorção de conceitos capazes de promover transformação social e na identificação e definição de ações que, articuladas em redes de conhecimentos, de competências e de responsabilidades, garantam sustentabilidade.
As propostas de melhoria da qualidade dos espaços urbanos devem partir de ações integradas sobre os locais identificados como espaços públicos e privados, visando contemplar as diversas áreas setoriais e alcançar o maior entendimento possível do fenômeno social. A partir de uma visão sistêmica, as questões devem ser equacionadas de maneira global, de modo a subsidiar a produção de soluções que apresentem respostas a problemas de ordem funcional, ambiental, perceptiva, social, entre outras, simultaneamente.
O plano de metas da SU para o período 2009/10 está em construção e será divulgado em julho. No momento estamos trabalhando nos municípios do Rio, Teresópolis e Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita.
Deixe seu recado, sugestão ou crítica.
Será sempre bem vindo.